CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS II


QUESTÃO ENADE

 

A alfabetização midiática e informacional tem como proposta desenvolver a capacidade dos cidadãos de utilizar mídias, bibliotecas, arquivos e outros provedores de informação como ferramentas para a liberdade de expressão, o pluralismo, o diálogo e a tolerância intercultural, que contribuem para o debate democrático e a boa governança. Nos últimos anos, uma ferramenta de grande valia para o aprendizado, dentro e fora da sala de aula, têm sido os dispositivos móveis. Como principal meio de acesso à internet e, por conseguinte, às redes sociais, o telefone celular tem sido a ferramenta mais importante de utilização social das diferentes mídias, com apropriação de seu uso e significado, sendo, assim, uma das principais formas para o letramento digital da população. Esse letramento desenvolve-se em vários níveis, desde a simples utilização de um aplicativo de conversação com colegas até a utilização em transações financeiras nacionais e internacionais.

WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: Unesco, 2013 (adaptado)

 

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I Uma pessoa letrada digitalmente tem capacidade para localizar, filtrar e avaliar informação disponibilizada eletronicamente e para se comunicar com outras pessoas por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação

 

                                                                          PORQUE

 

II No letramento digital, desenvolve-se a habilidade de construir sentidos a partir de textos que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, links e elementos imagéticos e sonoros.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

 

 


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

QUESTÃO ENADE

 

Legisladores do mundo se comprometem a alcançar os objetivos da Rio+20

 

Reunidos na cidade do Rio de Janeiro, 300 parlamentares de 85 países se comprometeram a ajudar seus governantes a alcançar os objetivos estabelecidos nas conferências Rio+20 e Rio 92, assim como a utilizar a legislação para promover um crescimento mais verde e socialmente inclusivo para todos.

Após três dias de encontros na Cúpula Mundial de Legisladores, promovida pela GLOBE International – uma rede internacional de parlamentares que discute ações legislativas em relação ao meio ambiente –, os participantes assinaram um protocolo que tem como objetivo sanar as falhas no processo da Rio 92.

Em discurso durante a sessão de encerramento do evento, o vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe afirmou: “Esta Cúpula de Legisladores mostrou claramente que, apesar dos acordos globais serem úteis, não precisamos esperar. Podemos agir e avançar agora, porque as escolhas feitas hoje nas áreas de infraestrutura, energia e tecnologia determinarão o futuro”.

Disponível em: <www.worldbank.org/pt/news/2012/06/20>.Acesso em: 22 jul. 2012 (adaptado).

 

O compromisso assumido pelos legisladores, explicitado no texto acima, é condizente com o fato de que:

 


as metas estabelecidas na Conferência Rio 92 foram cumpridas devido à propositura de novas leis internas, incremento de verbas orçamentárias destinadas ao meio ambiente e monitoramento da implementação da agenda do Rio pelos respectivos governos signatários.


os acordos internacionais relativos ao meio ambiente são autônomos, não exigindo de seus signatários a adoção de medidas internas de implementação para que sejam revestidos de exigibilidade pela comunidade internacional.


a mera assinatura de chefes de Estado em acordos internacionais não garante a implementação interna dos termos de tais acordos, sendo imprescindível, para isso, a efetiva participação do Poder Legislativo de cada país.


a atuação dos parlamentos dos países signatários de acordos internacionais restringe-se aos mandatos de seus respectivos governos, não havendo relação de causalidade entre o compromisso de participação legislativa e o alcance dos objetivos definidos em tais convenções.


a Lei de Mudança Climática aprovada recentemente no México não impacta o alcance de resultados dos compromissos assumidos por aquele país de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, de evitar o desmatamento e de se adaptar aos impactos das mudanças climáticas.

QUESTÃO

 

O bioma marinho sofre uma série de interferências negativas. Uma delas diz respeito ao derramamento de petróleo, situação relatada no texto abaixo.

O maior desastre ambiental envolvendo derramamento de petróleo ocorreu em 2010 no Golfo do México. Uma plataforma de extração de petróleo explodiu, provocando a morte de sete trabalhadores e o vazamento de aproximadamente 5 milhões de barris de petróleo no mar. Com a explosão, uma das sondas perfuradoras se quebrou, fazendo com que o petróleo vazasse diretamente do solo durante 87 dias. A demora em controlar o vazamento permitiu que mais de 1500 km de litoral fossem contaminados pelo petróleo, o que envenenou e matou milhares de animais.

Disponível em https://blogdoenem.com.br/poluicao-derramamento-petroleo-biologia/  Acesso em 05 jul. 2019.

 

Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o tema, identifique as alternativas que expressam uma consequência da poluição no mar por petróleo.

 

I.   Morte de várias espécies de peixes.

II.  Elevação da temperatura dos oceanos.

III. Contaminação de ecossistemas de transição entre o ambiente marinho e terrestre, como mangues.

IV. Aumento da taxa de fotossíntese das algas.

V.  Morte de aves marinhas.

 


I, II e III.


I, III e V.


III, IV e V.


II, IV e V.


I, II e IV.

QUESTÃO CONCURSO

 

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) integra a Política Nacional de Saúde, inserindo-se, ao mesmo tempo, no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional. Dessa forma dimensionada, e compondo, portanto, o conjunto das políticas de governo voltadas à concretização do direito humano universal à alimentação e nutrição adequadas, esta Política tem como propósito:

 


a garantia da qualidade dos alimentos colocados para consumo no país, a promoção de práticas alimentares saudáveis e a prevenção e o controle dos distúrbios nutricionais, bem como o estímulo às ações intersetoriais que propiciem o acesso universal aos alimentos.


a garantia de atenção à saúde por parte do sistema a todo e qualquer cidadão (universalidade); o direito a atendimento, sem discriminação ou privilégios, de acordo com as necessidades dos indivíduos (equidade); e o acesso ao conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do Sistema Único de Saúde (integralidade).


a garantia do acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades do indivíduo, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer.


o estímulo às empresas em adotar um processo educativo permanente destinado a fazer do ato de alimentar-se no contexto do trabalho uma fonte de saúde, bem-estar e de qualidade de vida e produtividade aos trabalhadores.


o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, a manutenção da saúde e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação baseada nas leis da quantidade, qualidade, harmonia e adequação, além de incentivar ações de educação alimentar e nutricional.

 

QUESTÃO ENEM

 

A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.

(CORDI et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007) (adaptado).

 

O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade.

 

Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como:

 


aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades.


meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.


mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.


parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.


instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.

QUESTÃO ENADE

Uma empresa, que tem 1 250 funcionários, divulgou a seguinte mensagem em um anúncio para vaga de emprego: “Cargo: auxiliar de depósito. Descrição da função: auxiliar nos processos logísticos de recebimento, separação, conferência e embalagem de mercadorias. Observação: vaga exclusiva para pessoa com deficiência – PCD.”

Com base nessa situação, avalie as afirmações a seguir.

I  Ao oferecer a vaga com essa restrição, a empresa desconsidera princípios básicos da meritocracia empresarial, pois favorece um grupo em detrimento dos outros e provoca descontentamento entre os funcionários e, por consequência, baixo rendimento geral.

II A legislação vigente exige que um mínimo de 5% da força de trabalho da empresa seja composta por pessoas com deficiência, o que pode ser alcançado com a abertura de vagas exclusivas para essa população.

III A empresa deve usar o processo de recrutamento exclusivo para pessoas com deficiência como ferramenta para promoção de uma imagem organizacional positiva e inclusiva.

É correto o que se afirma em


II e III, apenas.


I, II e III.


I e III, apenas.


I, apenas.


II, apenas.

QUESTÃO CONCURSO (ADAPTADA)

 

O Brasil tem longa experiência na execução de programas sociais voltados para questão alimentar e nutricional. A lei federal 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN), criou um programa voltado para esta questão.

 

Assinale a opção CORRETA que indica qual desses programas do governo foi criado pela lei federal 11.346/2006:  

 


Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN): é um sistema público de gestão intersetorial e participativa em âmbito federal, estadual e municipal, que possibilita a implementação e execução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

 


Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é um programa do Governo Federal criado em 1991, com o objetivo de melhorar as condições nutricionais e de qualidade de vida dos trabalhadores, a redução de acidentes e o aumento da produtividade.


Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa do Governo Federal criado em 1955 com o nome de Campanha da Merenda Escolar, renomeado em 1979, que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.


Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PRONAN) é um programa do Governo Federal criado em 1973 que tem por finalidade de acelerar a melhoria das condições de alimentação e nutrição da população, e consequentemente, contribuir para a elevação de seus padrões de saúde, índices de produtividade e níveis de renda. 


Programa Fome Zero é um programa criado em 2003 pelo governo federal brasileiro que visa a garantia do direito de alimentação às populações vulneráveis à fome e também a segurança alimentar da população.

QUESTÃO ENADE

 

Texto I

Muito me surpreendeu o artigo publicado na edição de 14 de outubro, de autoria de um estudante de Jornalismo, que compara a legislação antifumo ao nazismo, considerando-a um ataque à privacidade humana. Ao contrário do que afirma o artigo, os fumantes têm, sim, sua privacidade preservada. (...) Para isso, só precisam respeitar o mesmo direito à privacidade dos não fumantes, não impondo a eles que respirem as mesmas substâncias que optam por inalar e que, em alguns casos, saem da ponta do cigarro em concentrações ainda maiores.

(FITERMAN, J. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2013) (adaptado).

 

Texto II

Seguindo o mau exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, o estado do Paraná, ao que tudo indica, também adotará a famigerada lei antifumo, que, entre outras coisas, proíbe a existência de fumódromos nos espaços coletivos e estabelece punições ao proprietário que não coibir o fumo em seu estabelecimento. É preciso, pois, perguntar: tem o Estado o direito de decidir a política tabagista que o dono de um bar, por exemplo, deve adotar? Com base em que princípio pode uma tal interferência ser justificada? A lei somente se justificaria caso seu escopo se restringisse a locais cuja propriedade é estatal, como as repartições públicas. Não se pode confundir um recinto coletivo com um espaço estatal. Um recinto coletivo, como um bar, continua sendo uma propriedade privada. A lei representa uma clara agressão ao direito à propriedade.

(PAVÃO, A. Disponível em:  Acesso em: 24 jul. 2013) (adaptado).

 

Os textos I e II discutem a legitimidade da lei antifumo no Brasil, sob pontos de vista diferentes.

 

A comparação entre os textos permite concluir que, nos textos I e II, a questão é tratada, respectivamente, dos pontos de vista:

 

 


econômico e jurídico.


moral e econômico.


ético e legal.


jurídico e moral.


histórico e educacional.

QUESTÃO ENADE

 

                                

 

Desmatamento na Amazônia Legal. Disponível em: <www.imazon.org.br/mapas/desmatamento-mensal-2011> Acesso em 20 ago.2011

ação do homem tem acelerado a degradação da natureza. As consequências do desflorestamento são a perda de habitat de muitas espécies de animais, empobrecimento dos solos nas regiões em que a vegetação é retirada, alteração das condições climáticas da região afetada, entre outros problemas ambientais.

O ritmo de desmatamento na Amazônia Legal diminuiu no mês de junho de 2011, segundo levantamento feito pela organização ambiental brasileira Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). O relatório elaborado pela ONG, a partir de imagens de satélite, apontou desmatamento de 99 km2 no bioma em junho de 2011, uma redução de 42% no comparativo com junho de 2010. No acumulado entre agosto de 2010 e junho de 2011, o desmatamento foi de 1 534 km2, aumento de 15% em relação a agosto de 2009 e junho de 2010. O estado de Mato Grosso foi responsável por derrubar 38% desse total e é líder no ranking do desmatamento, seguido do Pará (25%) e de Rondônia (21%).

(Disponível em: <http://www.imazon.org.br/imprensa/imazon-na-midia>.Acesso em: 20 ago. 2011(com adaptações).

 

De acordo com as informações do mapa e do texto:

 


foram desmatados 1 534 km2 na Amazônia Legal nos últimos dois anos.


não houve aumento do desmatamento no último ano na Amazônia Legal.


três estados brasileiros responderam por 84% do desmatamento na Amazônia Legal entre agosto de 2010 e junho de 2011.


o desmatamento na Amazônia Legal, em junho de 2010, foi de 140 km2, comparando-se o índice de junho de 2011 ao índice de junho de 2010.


o estado do Amapá apresenta alta taxa de desmatamento em comparação aos demais estados da Amazônia Legal.

QUESTÃO ENADE

 

A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como: “consciência moral”, “senso moral”, “juízo de fato” e “juízo de valor”. A esse respeito, leia os quadros a seguir:

 

Qual afirmativa e respectiva razão fazem uma associação mais adequada com a situação apresentada?

 

 


Afirmativa 1- porque o “senso moral” revela a indignação diante de fatos que julgamos ter feito errado provocando sofrimento alheio.


Afirmativa 2- porque a “consciência moral” indica um “juízo de valor” que define o que as coisas são, como são e por que são.


Afirmativa 1- porque o “senso moral” pressupõe um “juízo de fato”, que é um ato normativo enunciador de normas segundo critérios de correto e incorreto.


Afirmativa 1- porque o “senso moral” se manifesta como consequência da “consciência moral”, que revela sentimentos associados às situações da vida.


Afirmativa 2- porque a “consciência moral” se manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativas possíveis que são avaliadas segundo valores éticos.

Páginas: 123456789